6) Se o agronegócio cresce, mantém o Brasil no ranking mundial dos maiores exportadores de produtos alimentícios e firma a referência do país na pesquisa em tecnologia de ponta. Como carro-chefe da economia brasileira, a agricultura familiar, por sua vez, avança no mercado interno e já responde, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por mais de 50% da comida que chega às mesas dos brasileiros. Sobre a agricultura familiar, analise as afirmativas a seguir:
I) Predomina a mão de obra familiar.
II) É importante para garantir a segurança alimentar.
III) São plantadas grandes variedades de produtos.
IV) Contribui para aumentar a extrema pobreza e enfraquecer o mercado local.
É correto o que se afirma em:
A= II e IV, apenas.
B= I, II e III, apenas.
C= I e III, apenas.
D=I e IV, apenas.
E= I, III e IV, apenas.
Respostas
QUESTÃO CORRETA É A (B) I, II e III
Resposta:
I, II e III, apenas - letra B
Explicação:
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, a agricultura familiar é responsável pela produção dos principais alimentos consumidos pela população brasileira: 84% da mandioca, 67% do feijão, 54% do leite, 49% do milho, 40% das aves e dos ovos, e 58% dos suínos.
Ao analisarmos esses números, observamos a importância da agricultura familiar, que, nos últimos anos, passou a ser um setor prioritário para o governo federal. As políticas públicas brasileiras de incentivo ao pequeno produtor são consideradas um exemplo pela FAO. De acordo com Salcedo (2014):
O incentivo à agricultura familiar contribui para reduzir a pobreza extrema, dinamizar os mercados locais, incentivar a permanência de agricultores na sua comunidade e também, em nível nacional, para aumentar a segurança alimentar, reduzindo a vulnerabilidade do país ao mercado global e ao choque de preços.