Respostas
Campeão feminino: Minas TC
campeão masculino: vôlei Taubaté
Resposta:
INÍCIO DA LIGA NACIONAL
1976 - Feminino: Fluminense (RJ) / Masculino: Botafogo (RJ)
1978 - Feminino: Flamengo (RJ) / Masculino: Paulistano (SP)
1980 - Feminino: Flamengo (RJ) / Masculino: Pirelli (SP)
1981 - Feminino: Fluminense (RJ) / Masculino: Atlântica/Boavista (RJ)
1982 - Feminino: Paulistano (SP) / Masculino: Pirelli (SP)
1983 - Feminino: Supergasbras (RJ) / Masculino: Pirelli (SP)
1984 - Feminino: Atlântica (RJ) / Masculino: Minas (MG)
1985 - Feminino: Flamengo (RJ) / Masculino: Minas Tênis Clube (MG)
1986 - Feminino: Supergasbras (RJ) / Masculino: Fiat/Minas (MG)
1987 - Feminino: Lufkin (RJ) / Masculino: Banespa (SP)
1988/89 - Feminino: Sadia (SP) / Masculino: Pirelli (SP)
1989/90 - Feminino: Sadia (SP) / Masculino: Banespa (SP)
1990/91 - Feminino: Sadia (SP) / Masculino: Banespa (SP)
1991/92 - Feminino: Colgate/São Caetano (SP) / Masculino: Banespa/São Paulo (SP)
1992/93 - Feminino: L’Aqua/Minas (MG) / Masculino: Suzano/Hoechst (SP)
1993/94 - Feminino: L’Aqua/Minas (MG) / Masculino: Suzano/Hoechst (SP)
Depois de seis edições da Liga Nacional, entrou em cena a primeira Superliga. No total, 22 times disputaram o troféu: 12 no masculino e 10 no feminino. Entre as mulheres, o título ficou com o Leite Moça, de Sorocaba (SP). A equipe, que contava com Ana Moser, Ana Paula e Fernanda Venturini, derrotou o BCN (SP) por 3 jogos a 0 na final. Entre os homens, a vitória foi da Frangosul/Ginástica, de Novo Hamburgo (RS). O time gaúcho, liderado pelo campeão olímpico Carlão, venceu os três jogos contra a Nossa Caixa/Suzano (SP).
O Leite Moça (SP) conquistou o bicampeonato no feminino ao derrotar, novamente, o BCN por 3 jogos a 0. Já no masculino foi a vez da recém-formada equipe Olympikus/Telesp (SP), comandada pelo técnico Bebeto de Freitas e liderada pelo levantador Maurício e o atacante Marcelo Negrão. O time paulista venceu na decisão o Papel Report/Suzano por 3 jogos a 1.
O Papel Report/Suzano (SP) faturou seu primeiro título da Superliga masculina ao derrotar, na final, o Banespa (SP) comandado pelo técnico José Roberto Guimarães. Já no feminino, o Leites Nestlé (antigo Leite Moça) conquistou o tricampeonato. No feminino, o Leites Nestlé venceu por 3 jogos a 0 o Mizuno/Uniban (SP), de Ana Moser e Fofão.
Estreante, o Rexona, então com sede no Paraná, conquistou seu primeiro título. O time comandado por Bernardinho venceu na final o Leites Nestlé, que buscava o tetracampeonato: 3 jogos a 1. No masculino, a Ulbra/Diadora (RS) superou a favorito Olympikus (RJ) no quinto jogo, após uma grande atuação do atacante Gilson.)
A Ulbra/Pepsi (RS) conquistou o título da Superliga masculina ao superar o Papel Report/Nipomed de Suzano (SP) por 3 jogos a 1. No feminino, o Uniban/São Bernardo (SP) adiou o bicampeonato do Rexona (PR). O time paulista venceu dois jogos em Curitiba e conquistou seu primeiro título.
Na temporada 99/00, o Telemig Celular/Minas (MG) começou seu caminho rumo à hegemonia, que durou três temporadas. Na final, fora de casa, a equipe mineira levou a melhor sobre a Unisul (SC). No feminino, mais uma vez, o Rexona chegou à terceira decisão consecutiva. O time paranaense conquistou o segundo título ao derrotar o MRV/Minas (MG).