Respostas
A presença árabe nessa região europeia, onde se localiza Portugal ocorreu até o fim do século XV, quando os reis católicos espanhóis, Fernando e Isabel, conseguiram fazer com que suas tropas expulsassem os mouros durante as Guerras de Reconquista. Apesar de terem saído da região, a influência da civilização islâmica permaneceu sobre os portugueses e outros povos.
Essa longa permanência na Península influenciou profundamente a cultura Ibérica.
O contato dos islâmicos com diversas culturas e a manutenção dos conhecimentos por elas produzidos permitiram o desenvolvimento da ciência, filosofia, artes e matemática, por exemplo.
Como foram os árabes os principais povos que formavam o Império Islâmico, sua língua predominou sobre os demais povos, como os berberes, que ocuparam a Península Ibérica, e influenciou palavras das línguas ibéricas, das quais podemos destacar alface, alcatrão, alferes, almoxarife etc.
Na arquitetura, os exemplos se encontram principalmente na época colonial com as técnicas de edificações, como o adobe, a taipa e o tijolo cozido. Na música, com a utilização de instrumentos musicais de corda ou percussão.
Na matemática, a influência árabe e muçulmana é extremamente rica, como podemos perceber através da utilização dos algarismos arábicos, do número zero, difundido pelos árabes, ou mesmo de ramos inteiros da matemática como a álgebra.
Também pode-se citar as técnicas de navegação desenvolvidas pelos portugueses a partir de conhecimentos produzidos pelos árabes, como as caravelas, o astrolábio, a bússola e os mapas; na culinária brasileira, com uma infinidade de produtos que são consumidos em consequência de sua difusão pelos muçulmanos na Península Ibérica, como alface, laranja, arroz, berinjela etc.