Respostas
Para os casais que desejam engravidar, mas não conseguem, indica-se a realização de exames para identificar as causas da dificuldade – que pode ser por hábitos de vida, doenças ou infertilidade. A infertilidade afeta um a cada vez casais em idade fértil e muitos deles se questionam sobre origem do problema.
A infertilidade pode ser causada por fatores genéticos. Estes determinam não apenas a aparências e as características sanguíneas, como também a pré-disposição a algumas doenças.
Uma das principais causas de infertilidade feminina é a Endometriose. Alguns estudos apontam que mulheres que possuem endometriose podem passar geneticamente a doença para parentes de primeiro grau. As chances do desenvolvimento da doença é sete vezes maior para filhas de mães que tiveram endometriose e, além disso, outros fatores como menstruação retrógrada e a imunidade da paciente também devem ser levados em consideração.
Acredita-se que a Síndrome dos Ovários Policísticos também apresente caráter hereditário. Este também é objeto de alguns estudos, onde se aponta que filhas e irmãs de mulheres com ovários policísticos têm 50% mais chances de desenvolver o problema.
Além disso, a pré-disposição em produzir cromossomos defeituosos também influencia na infertilidade. Há também a tendência a uma mulher sofrer abortos espontâneos e isso ser passado para suas descendentes. As causas são a exposição da mãe a certos medicamentos, doenças infecciosas ou radiação.
No caso dos homens, os cromossomos e genes defeituosos também podem ser passados geneticamente de pai para filho, além das chances de desenvolver anomalias como Criptorquidismo e a Síndrome de Klinefelter.