Por intermédio da obra de Montesquieu que a teoria da Separação dos Poderes foi agregada ao constitucionalismo.
O célebre “O espírito das leis”, publicado em 1748, traz a ideia de três poderes harmônicos e independentes entre si, sendo eles o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário. Foi Montesquieu que expôs a melhor forma da Separação dos Poderes, tal como se estabelece hoje. Nesse sentido: “Em matéria de separação de poderes o oráculo sempre consultado e sempre citado é Montesquieu.” (HAMILTON et al., 2003, p.299).
A teoria da Separação de Poderes do filósofo iluminista Montesquieu redefiniu o poder do Estado, de forma que este passasse a ser limitado.
Para ele, o poder do Estado deveria dividir-se em funções específicas, (especialização funcional), atribuídas a órgãos independentes (independência orgânica), possibilitando a limitação do poder em razão da sua incompletude. Em outras palavras, o poder era limitado pelo próprio poder, de forma que não seria mais absoluto. (MONTESQUIEU, 1998).
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I. A Divisão dos Poderes, no Brasil contemporâneo, também conta com o Poder Moderador.
II.A Divisão dos Poderes significa harmonia e controle recíproco entre os poderes.
III.A Divisão dos Poderes é bastante rígida, de maneira que os poderes se rivalizam.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e III, apenas.
b. II e III, apenas.
c. III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. II, apenas. CORRETO
Respostas
respondido por:
12
e. II, apenas.
A obra de Montesquieu possibilitou a agregação da teoria da Separação dos Poderes ao constitucionalismo. De forma que a publicação do célebre “O espírito das leis” em 1748, apresenta a ideia de três poderes harmônicos e independentes entre si, o Poder Executivo e o Poder Judiciário.
Para Montesquieu, o poder do Estado deve ser dividido em funções específicas, de forma que tal divisão tem por significado harmonia e controle recíproco entre os poderes.
Bons estudos!
respondido por:
4
Resposta:
II.A Divisão dos Poderes significa harmonia e controle recíproco entre os poderes
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás