2)
Em uma palavra: ela dissocia o poder do corpo; faz dele por um lado uma "aptidão", uma "capacidade" que ela procura aumentar; e inverte por outro lado a energia, a potência que poderia resultar disso, e faz dela uma relação de sujeição estrita. (FOUCAULT, 1987, p. 119).
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1987.
No trecho acima, Foucault faz uma crítica que permeia todo seu estudo do Vigiar e punir. Assinale a alternativa o que está sendo criticado por ele nessa obra.
Selecione uma alternativa:
a)
A dialética.
b)
A disciplina.
c)
A maiêutica.
d)
A filosofia.
e)
A política.
Respostas
“A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos 'dóceis'. A disciplina aumenta as forças do corpo (em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos de obediência). Em uma palavra: ela dissocia o poder do corpo [...]”.
Barbosa (2011) nos demonstra que, no que se refere à educação, esse filósofo aponta para um resgate das origens da história da educação ao considerar a escola como um local disciplinador. Apesar de os castigos físicos serem extintos no decorrer dessa história, ainda verificou-se (e verifica-se) uma forte coerção do pensamento em meio às instituições escolares. Tal postura reflete uma sociedade que o pensador chamou de disciplinar.
Sendo assim resposta correta é:
DISCIPLINA.
Bons estudos!
Resposta:
A disciplina.
Explicação:
Corrigido pelo AVA