• Matéria: História
  • Autor: lcclhx
  • Perguntado 7 anos atrás

Embora os conceitos e as ideologias usados no processo de Independência dos Estados Unidos e na Revolução Francesa fossem os mesmos na emacipação da América Espanhola, o processo de independência foi diferente. Analise as principais diferenças

Respostas

respondido por: barbarafujoshi
212

Na independência da América Espanhola, eles não seguiram totalmente os Estados Unidos, pois eles separaram os estados e cada um, formou um país. Além de que no seu processo de colonização a igreja e todos os cidadãos contribuíram na guerra.

-Espero ter ajudado. ^-^

respondido por: eduardospagnolo
11

Os conceitos e ideologias das lutas pela conquista da independência das colônias da Américas espanholas foram o mesmo que da Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos, o Iluminismo. Porém seu processo foi diferente, com ideais unificadores, apoio da Igreja e desunião entre a classe popular e burguesia.

Desavenças Entre Povo e Burguesia e o Apoio da Igreja

Diferente dos processos de Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa na independência da América Espanhola não houve uma união clara entre a burguesia e as camadas populares.

Embora as camadas populares tenham tido uma expressiva participação nos processos de independência, a maioria dos movimentos foram articulados pela elite criolla (formada por americanos descendentes de espanhóis). Processos em sua grande maioria fragmentados sem comunicação entre povo e burguesia.

Na primeira tentativa da Emancipação do México (1810) houve uma grande quebra de padrão dos outros processos de independência citados acima: a participação religiosa e a burguesia indo contra o movimento de independência e queda do Antigo Regime.

Fora criado o Movimento Mexicano liderado por dois padres, Hidalgo e Morelos, que conseguiram reunir as camadas mais pobres para lutar lado a lado, chegando a pedir o fim da escravatura, porém como não era de interesse dos Criollos, foram dizimados.

Vontade Unificadora

Outra coisa que difere as revoluções burguesas européias e norte americana (Estados Unidos) foi o movimento unificador de vários países após suas independências do Império Espanhol.

Simón Bolívar e José de San Martín após a vitória das colônias sobre a coroa espanhola, queria a unificação dessas colônias em uma só nação, propondo uma união política e militar, junto com o fim da escravidão em todos os países, formando a Grã-Colombia.

Porém a Inglaterra e os Estados Unidos fomentaram lutas internas nesses países para estimular a fragmentação política, lançando uma campanha chamada "dividir para melhor governar". As campanhas vitoriosas de Bolívar e San Martín, não resultaram na unificação, porém o Império Espanhol havia sido derrotado.

Os grandes líderes, Bolívar e San Martin, juntos, libertaram países do domínio espanhol, como:

  • Paraguai (1811)
  • Argentina (1816)
  • Chile (1818)
  • Colombia (1810-1819)
  • Peru (1821)
  • Bolívia (1825)
  • Venezuela (1811-1830)
  • Equador (1822-1830)

Interesse Externo

Para diferenciar mais ainda, as campanhas de independência das américas espanholas, teve interesse exterior para fortalecer essas separações, a Inglaterra e os Estados Unidos.

Tinham esse interesse para fragilizar o mercado espanhol e em consequência, das novas nações surgindo, criarem novos mercados consumidores para ser explorados.  

Aprenda mais sobre "Emancipação da América Espanhola" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/30692230

Anexos:
Perguntas similares