Respostas
Resposta:
A obra Leviatã foi sem dúvida a mais importante de Thomas Hobbes, mas ele publicou outras obras, como:
Elements of Law Natural and Politic (Os Elementos da Lei), publicada em 1640. Esta obra foi realizada em duas partes: a “Natureza Humana” e “Do Corpo Político”;
Elementorum Philosophiae Sectio Tertia de Cive, obra publicada de maneira anônima em latim no ano de 1642. 9 anos depois, o próprio Hobbes traduziu a obra para o inglês;
De Homine, publicada em 1658;
Behemoth (o Grande Parlamento), obra escrita por Hobbes quando ele tinha 80 anos e que satirizava o clero.
Explicação:
Resposta:
Vamos conhecer um pouco mais seus pensamentos:
“Aqueles que concordam com uma opinião chamam-lhe opinião; mas os que discordam chamam-lhe heresia.”
“Um homem não pode abandonar o direito de resistir àqueles que o atacam com força para lhe retirar a vida.”
“Qualquer governo é melhor que a ausência de governo. O despotismo, por pior que seja, é preferível ao mal maior da Anarquia, da violência civil generelizada, e do medo permanente da morte violenta.”
“Pertence a cada homem só aquilo que ele é capaz de conseguir, e apenas enquanto for capaz de conservá-lo. É esta condição miserável que o homem realmente se encontra, por obra da simples natureza.”
“A curiosidade e a produção do conhecimento no homem muitas vezes supera qualquer prazer carnal, distinguindo-o dessa forma de qualquer animal.”
“Se os homens estão naturalmente em estado de guerra, porque eles sempre transportam armas e porque eles têm as chaves para bloquear as suas portas?”
“Dos poderes humanos o maior deles é aquele que é composo pelos poderes de vários homens, unidos por consentimento de uma só pessoa, natural ou civil, que tem o usao de todos os seus poderes na dependência de sua vontade.”