Respostas
Resposta:
Orixá do sexto sentido e da vidência, a presença de Yewá é mais forte e tradicional no Candomblé do que na Umbanda. Acredita-se que a sua principal força é originária da Nigéria, onde há um rio com seu nome.
Explicação:
Yewá também simboliza e a sensualidade, apesar de nunca ter se entregado a nenhum homem. Por ter se conservado casta, acabou se tornando protetora de tudo aquilo que é considerado virgem e puro, desde o que diz respeito ao ser humano até as florestas e rios.
Sobre Yewá – A Orixá guerreira de palavra firme!
Filha de Oxalá e Nanã, Yewá é irmã de Oxumaré e Obaluaiê. É considerada uma guerreira de palavra firme, não há quem consiga fazer a Orixá mudar de ideia sobre aquilo o que disse ou decidiu. Seu principal objetivo e trabalho são com a proteção daqueles que são puros e verdadeiros de coração.
Por ser casta e pura, acreditam que é uma Orixá ingênua. Mas engana-se quem pensar isso. Na verdade, Yewá é bastante esperta e não é aconselhável despertar sua ira. Acredita-se que quem a desafia torna-se perdido na vida, sem nunca mais consegue encontrar seu caminho.
Regente da neblina e dos nevoeiros, ela é uma mulher guerreira e sábia. Suas lendas mostram que ela não tem medo da morte e que já a enganou inúmeras vezes. Além disso, ela costuma ficar em regiões de cemitério, pois ali sente a verdadeira paz e consegue ficar afastada de Ifá e Xangô.