Dada a seguinte definição: “Todos os Custos Indiretos só podem ser apropriados, por sua própria definição, de forma indireta aos produtos, isto é, mediante estimativas, critérios de rateio etc. Todas essas formas de distribuição contêm, em menor ou maior grau, certo subjetivismo...”
Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
a. Sempre que rateamos os custos indiretos, temos que ter em mente que, o valor a que chegamos poderia ser outro se utilizássemos outro critério de rateio.
b. Como os temos o subjetivismo, contabilmente é aceitável que não façamos rateio e para facilitar o trabalho da contabilidade, se aloca todos os Custos Indiretos a um determinado produto (aquele que vende mais), assim conseguimos baratear os produtos que tem menor saída no mercado.
c. Qualquer critério de rateio adotado, sempre dará o mesmo valor de rateio para os produtos.
d. Pelo fato de haver subjetivismo, não temos como alocar os custos aos produtos acabados.
Respostas
A alternativa correta da questão é a letra A:
"Sempre que rateamos os custos indiretos, temos que ter em mente que, o valor a que chegamos poderia ser outro se utilizássemos outro critério de rateio."
Os Custos Indiretos são aqueles custos que não fazem parte direta do sistema produtivo, mas integram a cadeia de produção, como um todo.
São necessários porque oferecem o suporte ideal para que a produção ocorra, e podemos citar como exemplos: a mão-de-obra indireta, materiais secundários, apoio administrativo, logístico e vendas, dentre outros.
Pelo fato de serem Custos Indiretos, não são facilmente alocados nos produtos acabados, sendo utilizado para eles os chamados critérios de rateio, tais como o Custo de Absorção e o Custeio ABC.
De acordo com isso, o valor da alocação dos Custos Indiretos sempre poderá ser outro, se utilizarmos critérios de rateio diferentes.
Espero ter ajudado!