• Matéria: Filosofia
  • Autor: lopesfgabriela
  • Perguntado 7 anos atrás

A implantação do regime monárquico no Brasil deu continuidade ao que a colonização já havia implementado, uma economia agrária fundada no trabalho escravo. A educação continuou seu caminho de atendimento ao mundo de uma minoria beneficiada pelas condições econômicas, formando os personagens de comando social e econômico, sem, contudo, qualificar os trabalhadores. O processo de abolição do trabalho escravo acabou por formar um passivo social imenso, uma grande quantidade de brasileiros desqualificados e distantes de uma possibilidade produtiva no mercado de trabalho. A desqualificação foi característica dos alforriados da condição da escravidão. A respeito da condição da educação no Império, principalmente em sua fase final, após 1870, assinale a alternativa correta:

Alternativa 1:
A educação brasileira foi mantida sobre o comando dos jesuítas. Os padres inacianos foram os responsáveis por formarem as primeiras universidades brasileiras voltadas à medicina, direito e teologia.

Alternativa 2:
A educação se popularizou pela iniciativa de Dom Pedro II. O imperador instituiu uma educação modelar para atender à população de baixa renda nas principais capitais brasileiras. Em especial no Rio de Janeiro e São Paulo.

Alternativa 3:
Elitizada e distante de uma mudança na condição da maioria dos brasileiros, a educação manteve-se afastada das classes populares. As instituições educacionais não cumpriram o papel de integração da mão de obra liberta da condição da escravidão.

Alternativa 4:
Associando-se à política implantada pelos jesuítas nas antigas catequeses indígenas e à formação de mão de obra para o campo, estabeleceram-se os colégios agrícolas. Neles se formaram trabalhadores para atender à lavoura cafeeira em expansão.

Alternativa 5:
Graças à uma formação educacional básica de penetração nas regiões rurais, o Império conseguiu reverter em 30 anos (1865 a 1895) os índices de analfabetismo. O Brasil passou a ter a segunda porcentagem de alfabetizados das américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América.

Respostas

respondido por: wcga82
0

Resposta:

Alternativa 3

Explicação:

Perguntas similares