Leia os textos que segue: Texto 1 Marcas Unilever Brasil Disponível em: Acesso em: 22 abr 2019. Texto 2 Uma dona de casa vai uma vez por mês ao supermercado fazer as compras para sua família: ela, o marido e duas crianças. Para a cozinha, ela compra Knorr, Maizena, suco Ades e a maionese Hellmann’s. Para a limpeza da casa, sabão em pó Omo e Brilhante. Compra ainda Comfort para lavar a roupa. Passa na área de cosméticos e pega o desodorante Rexona para seu marido, e sabonete Lux para ela. Compra pasta de dente Closeup, a marca preferida da filha. Quase ao sair do supermercado, o filho liga e diz que quer sorvete. Ela compra picolés Kibon. Todas as marcas adquiridas por ela pertencem à Unilever, que em 2013 foi o maior investidor no mercado publicitário do Brasil, com R$ 4,5 bilhões aplicados. Omo possui 49,1% de participação de mercado em sua categoria, segundo pesquisa do instituto Nielsen em 2012. A Hellmann’s detém mais de 55% do mercado. A Unilever vende cerca de 200 produtos por segundo no Brasil. Considerando as informações dos textos 1 e 2, bem como as discussões acerca das estruturas mercadológicas, analise as assertivas a seguir: I. Muitas marcas compradas pelos brasileiros pertencem a estruturas mercadológicas ditas concentradas. II. Os textos tratam de um exemplo de concorrência perfeita, pois os produtos são homogêneos ou idênticos e o preço é determinado, no mercado, pela oferta e demanda. III. A prática de concentração do mercado é essencial em alguns setores, principalmente nos setores de higiene e alimentício, pois não é economicamente viável ter uma concorrente. É correto o que se afirma em: Alternativa 1:I, apenas. Alternativa 2:III, apenas. Alternativa 3:I e II, apenas. Alternativa 4:II e III, apenas. Alternativa 5:I, II e III.
Respostas
A alternativa correta da questão é a I, apenas.
O exemplo de marca citada no texto, a Unilever, que é considerada uma gigante em termos de marca de produtos alimentícios e de itens cosméticos e de higiene pessoal, refere-se a um modelo de concentração de mercado, onde uma mesma organização é responsável pela produção de itens pertencentes a vários segmentos ou possui várias linhas de produtos dentro dos mesmos segmentos, como é o caso dela.
Não podemos, por isso, afirmar que ela é um exemplo de concorrência perfeita, pois todos os produtos citados que foram adquiridos pela dona de casa pertencem à mesma empresa.
Não podemos afirmar, também, que a prática de concentração de mercado é essencial em alguns setores, pois há marcas que não se utilizam dessa estratégia e, mesmo assim, são bem sucedidas, o que depende muito do modelo de negócio.
Espero ter ajudado!