Eu estou tentando escrever uma história e, em um determinado momento, uma personagem conta para outra um evento passado. Eu desejo mostrar o diálogo do evento descrito (ela, ainda criança, conversando com o pai, por exemplo) e não um relato da própria personagem citando o que ocorreu.
Sei que esse tipo de demonstração das falas se chama discurso indireto, a minha dúvida é: uso travessão para também indicar os diálogos do passado ou uso aspas em todo o parágrafo associado ao passado relatado pela personagem para diferenciar dos diálogos (que usam travessão) do presente?
Espero ter sido claro. Muito obrigado pela atenção.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
No caso da utilização do travessão, classicamente, não há parágrafos, e a reprodução dos diálogos ou monólogos raramente ultrapassa a dúzia de linhas.
Se, por qualquer razão excecional, a reprodução tiver de ser especialmente extensa e com parágrafos, há duas opções possíveis:
1) O uso do itálico (com a vantagem de uma diferenciação mais clara do que é discurso direto em relação ao restante texto); ou
2) O recurso às aspas – tal como se sugere na resposta anterior "Discurso direto com mais de um parágrafo".
PedritoSampa:
Sim, sim. Vi em alguns textos o uso do itálico como recurso, mas achei que aquele texto estivesse equivocado. Obrigado, amigo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás