Respostas
Resposta:
A resistência dos negros, em especial os escravos, no passado era muito repreendida. Aqueles que possuíam qualquer dose de coragem que fosse para se rebelar contra o sistema europeu tinha sua vida finda de forma trágica. Os movimentos de negros contra a opressão, o racismo e as condições extenuantes a que eram submetidos tinham seu fim com mortes, castigos brutais e torturas.
Com a Lei Áurea de 1888, tais reivindicações e movimentos passaram a ser válidos até certo ponto. Aqui e acolá ainda se encontravam donos de fazendas que eram totalmente contra a abolição.
Atualmente, não é só de movimentos negros que vive o Brasil. Pela Lei (essa conquista se deu somente com manifestações, aliás) todas as pessoas têm direito de greve e protestos (desde que pacíficos) em prol de melhorias para determinado grupo social ou, como é o caso dos movimentos LGBT, em prol de uma comunidade.
O movimento negro começou a surgir no Brasil durante o período da escravidão. Para defender-se das violências e injustiças praticadas pelos senhores, os negros escravos se uniram para buscar formas de resistência. Ao longo dos anos, o movimento negro se fortaleceu e foi responsável por diversas conquistas desta comunidade, que por séculos foi injustiçada e cujos reflexos das políticas escravocratas ainda são visíveis na sociedade atual.
>>>HISTÓRIA DO MOVIMENTO NEGRO<<<
O movimento negro no Brasil surge, ainda de forma precária e clandestina, durante o período escravagista. Grandes personagens se insurgiram contra o sistema e impulsionaram o movimento negro. Dentre eles, um dos mais conhecidos é Zumbi dos Palmares (líder do Quilombo dos Palmares). Os escravos utilizavam-se da quilombagem (fuga para os quilombos e outros tipos de protestos) e do bandoleirismo (guerrilha contra povoados e viajantes) para rebelar-se contra a escravidão.
Ainda no mesmo período, o Movimento Liberal Abolicionista passa a ganhar força, desenvolvendo a ideia de fim da escravidão e comércio de escravos. Como resultado, foi promulgada em 13 de Maio de 1888 a Lei Áurea, encerrando o longo período escravagista. A população negra inicia então um novo desafio: a luta contra o preconceito e desigualdade social.