A Teoria do Desenvolvimento Organizacional visa, entre outras coisas, a atuação do administrador nos conflitos organizacionais. Baseando-se nesta teoria, imagine que você foi convidado para mediar um conflito entre duas equipes de trabalho de uma mesma empresa e que seu chefe não considera o conflito como algo positivo, pois entende que muita energia é desperdiçada. Nesse contexto, como você trabalharia a questão do conflito na organização? Para resolver esse desafio, você deverá ficar atento aos seguintes pontos: 1) Compreensão da natureza dos conflitos nas organizações. 2) Utilização de técnicas de mediação de conflitos.
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O conflito, em certa medida, é saudável para as organizações, pois implica em pensamento crítico e tira a empresa da zona de conforto. Uma empresa sem conflito, em geral, é apática e reativa, o que pode comprometer sua competitividade. Uma corrente administrativa que trata o conflito como algo inerente aos negócios é o DO. No entanto, para mediar os conflitos, é necessário transparência e abertura às ideias. Devemos estabelecer alguns limites para que o conflito não ultrapasse o campo das ideias e, ao mesmo tempo, estimular o debate. É importante também que, ao final do processo, não haja vencedores e vencidos, e sim soluções adequadas.
Explicação:
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O conflito, em certa medida, é saudável para as organizações, pois implica em pensamento crítico e tira a empresa da zona de conforto. Uma empresa sem conflito, em geral, é apática e reativa, o que pode comprometer sua competitividade. Uma corrente administrativa que trata o conflito como algo inerente aos negócios é o DO. No entanto, para mediar os conflitos, é necessário transparência e abertura às ideias. Devemos estabelecer alguns limites para que o conflito não ultrapasse o campo das ideias e, ao mesmo tempo, estimular o debate. É importante também que, ao final do processo, não haja vencedores e vencidos, e sim soluções adequadas