Respostas
As revoluções russas foram uma série de manifestações e revoltas contra o gorveno autocrata e em busca de leis trabalhistas, melhores condições de vida, eleições e a criação de uma assembléia legislativa. A revolução russa aconteceu no mesmo período da Primeira Guerra Mundial e serve de motivo para retirada da nação da Grande Guerra em 1917.
Na revolução tinha dois grupos que buscavam chegar em um mesmo objetivo, mas com ideias de execução diferentes. O primeiro grupo eram os bolcheviques, liderados por Lenin, eram inspirados por pensadores como Karl Marx e Friedrich Engels, propunham que camponeses e operarios se unissem para conquistar o poder e implantar o regime socialista, por meio de uma revolução.
O segundo grupo eram os mencheviques, tinham tendências mais moderadas. Defendiam a aliança entre a burguesia e o proletariado, para que juntos derrubacem o czarismo e após isso organizariam uma revolução de caráter socialista.
No período, entre 1905 e 1917, ocorreram três revoluções no país. Em 1905, após a disputa por território entre Russia e Japão, a economia do país estava agravada e as camadas mais baixas da população estavam arrasadas, ocorreram greves e revoltas. Em janeiro, milhares de trabalhadores se organizaram em São Petersburgo em uma grande manifestação. Foram as ruas reivindicar jornadas de trabalho de oito horas, salario mínimo, eleições e a criação de uma assembléia legislativa. A passeata seguia pacifica até os manifestantes se aproximarem do Palácio de Inverno, onde foram alvejados por tiros pelos soldados do czar. O evento foi conhecido por Domingo Sangrento.
Em 1917 houve duas revoluções, após a renúncia do czar foi instaurado um gorveno provisório, sob o comando dos mencheviques e dos liberais.O governo provisório liderado pelo primeiro-ministro Alexander Kerenski, concretizou a jornada de trabalho de oito horas, o fim da censura da imprensa e a anistia dos presos políticos. Mas deixou de lado duas importantes reivindicações dos trabalhadores e dos sovietes, saída da Russia da Guerra e a reforma agrária.
No mesmo ano, após a volta de Lenin á Russia, que estava exilado na Suíça. Ele começo uma série de críticas ao gorveno menchevique, proclamando slogans " Paz, pão e terra" e "Todo o poder aos sovietes" que ficaram conhecidas como Teses de Abril. Com grande apoio da população, na noite de 24 para 25 de 9 outubro, os bolcheviques derrubaram o governo provisório e assumiram o poder, tornando a Rússia socialista.
Stalin assumiu o poder na URSS após a morte de Lenin, em 1924. Stalin transformou a URSS em uma potencia e se isolou do mundo mas a sociedade igualitária, um dos primeiros ideias socialistas, foi deixado de lado. Stalin teve um regime totalitário, criando o stalinismo soviético. Ele extinguiu os partidos políticos e consentrou o poder em suas mãos, foi implatada uma censura aos meios de comunicação e as artes.