Respostas
menu Assinesearch
História
Hitler vs Stalin: o duelo do século
O embate entre Hitler e Stalin, no ápice da Segunda Guerra Mundial, foi a maior campanha militar e a maior carnificina da história da humanidade
Por José Francisco Botelho
access_time 13 abr 2018, 17h52 - Publicado em 13 abr 2018, 17h50
chat_bubble_outline more_horiz
Em 30 de abril de 1945, a bandeira soviética foi hasteada no Reichstag, sede do governo alemão. Hitler se matou no mesmo dia, e a Alemanha se rendeu uma semana depois.
Em 30 de abril de 1945, a bandeira soviética foi hasteada no Reichstag, sede do governo alemão. Hitler se matou no mesmo dia, e a Alemanha se rendeu uma semana depois. (Bundesarchiv, B 145 Bild-P054320 / Weinrother, Carl/Creative Commons)
Às três da madrugada do dia 22 de junho de 1941, após mais um exaustivo dia de trabalho, Josef Stalin foi para a cama em seu alojamento no Kremlin. Era verão na Rússia, e os dias clareavam muito cedo: dentro de uma hora, o sol começaria a raiar. Mas, enquanto o líder soviético pegava no sono, um outro tipo de luminosidade incendiava os limites meridionais da União Soviética: do Mar Báltico ao Mar Negro, ao longo de 3 mil quilômetros de fronteira, a madrugada foi sacudida pelos disparos de 7 mil canhões e metralhadoras.
Resposta:
O pacto de não agressão Nazi-Soviético(assinado em 1939) foi uma artimanha que Hitler utilizou para que pudesse invadir a Europa Ocidental sem a necessidade de ter que se preocupar com uma invasão Soviética(obrigando-o a lutar em duas frentes).
Em Junho de 1941, já tendo invadido grande parte da Europa Ocidental(Incluindo a França), Hitler pôde então quebrar o pacto e iniciar um plano de invasão à União Soviética(Operação Barbarossa).