De acordo com o que acabamos de estudar no presente tema, devemos entender que a razão instrumental é o posto da razão crítica. Está última, a razão crítica, apresenta-se como a forma mais adequada para abordagem do conhecimento e principalmente para fundamentar a racionalidade que deverá servir de base para as ações éticas.

Diante disso, assinale abaixo a alternativa que se aplica à explicação respectivamente ao termo sublinhado, conforme estudamos no tema.

A
A razão instrumental é um processo racionalizante totalizador que homogeneíza qualquer objeto, sem levar em conta a especificidade que o compõe.

B
A razão crítica é o oposto do que é a razão instrumental, principalmente porque a razão crítica, como o nome mesmo indica serve para criticar alguém, enquanto que a razão instrumental é aquela que nos permite criar instrumentos.

C
A razão instrumental corresponde a nossa habilidade racional em nos deixarmos envolver por emoções para depois decidirmos qual a melhor ação para a situação exigida.

D
A razão crítica é a capacidade de analisar a situação ou os elementos envolvidos em uma situação considerando a especificidade de cada elemento, para que tenhamos uma base crítica para tomada de posição no agir.

E A razão instrumental é o principal elemento da crítica de Horkheimer, porém ele não sugere nenhuma alternativa que possamos utilizar, para deixarmos de nos servir da razão instrumental.

Respostas

respondido por: sinariacarvalholinda
8

Res letra (E) ñ postei ainda .

Explicação:

respondido por: makmorales
16

Letra E, pois a razão instrumental é um termo criado por Horkheimer em sua teoria crítica da Escola de Frankfurt, onde ela surge quando o indivíduo que é tido como sujeito do conhecimento decide controlar a natureza e os outros indivíduos nela existentes, inclusive outros seres humanos.

Horkheimer é fortemente crítico do uso dessa razão, pois enxerga que ela é o motivo pelo qual os homens continuam, após milhares de anos, tentando dominar uns aos outros.

Abraços!

Perguntas similares