• Matéria: Saúde
  • Autor: telesallefy
  • Perguntado 7 anos atrás

O assédio praticado em ambiente de trabalho ganhou destaque na mídia e virou tema de debate nas últimas semanas quando o caso envolvendo uma celebridade se tornou público. A discussão, no entanto, só foi possível porque a vítima fez a denúncia. Mas tomar essa atitude é um tabu para mais de 87% das pessoas que já sofreram assédio moral ou sexual no local de trabalho e não denunciaram, 84% dos agressores era chefe direto ou ocupava cargo mais alto que a vítima, segundo pesquisa. Uso do poder é a base, pois 74,6% dos denunciantes disseram que o agressor permaneceu na empresa mesmo após queixa.

Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2017.

Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o tipo de assédio moral laboral identificado na pesquisa.

Alternativas
Alternativa 1:
Assédio moral laboral misto.

Alternativa 2:
Assédio moral laboral horizontal.

Alternativa 3:
Assédio moral laboral ganging.

Alternativa 4:
Assédio moral laboral vertical ascendente.

Alternativa 5:
Assédio moral laboral vertical descendente.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
1

Sobre o assédio moral laboral apresentado no enunciado, a alternativa correta é a Alternativa 4:  Assédio moral laboral vertical ascendente.

Configura-se como assédio moral a exposição dos trabalhadores a situações de cunho humilhantes ou constrangedoras, duradouras e repetitivas, durante a jornada laboral, que atenta contra a integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

O assédio diz respeito à pessoa que realiza a conduta: o assédio sexual é exercido apenas pelo superior hierárquico em direção aos seus subordinados (relação vertical descendente).

Espero ter ajudado.

Perguntas similares