Os processos inflamatórios são mediados por moléculas endógenas chamadas mediadores inflamatórios, sendo possível encontrar vários tipos. Correlacione a Coluna I e Coluna II com as definições dos tipos de mediadores inflamatórios.
Coluna I
1. Aminas vasoativas
2. Quimiocinas,
3. Citocinas
4. Metabólitos do ácido araquidônico
5. Fator de ativação plaquetária
Coluna II
( ) Proteínas que modulam as funções de outros tipos celulares, são conhecidas por estarem envolvidas nas respostas imunes celulares, mas tem efeitos adicionais com importante papel em ambas as inflamações, aguda e crônica.
( ) Atuam como quimioatraentes para tipos específicos de leucócitos, tendo como funções principais a estimulação do recrutamento dos leucócitos na inflamação e controle da migração normal das células através dos tecidos.
( ) São mediadores lipídicos, que atuam como sinais intra ou extracelulares afetando processos biológicos como a inflamação e hemostasia.
( ) As duas principais são a histamina e a serotonina, que atuam na vasodilatação e estão entre os primeiros mediadores a serem liberados durante a inflamação.
( ) Potente mediador inflamatório fosfolipídico que aumenta a adesão celular e ativa as células endoteliais por efeito direto ou por meio da formação de radicais tóxicos de oxigênio ou metabólitos do ácido araquidônico.
a.
2-3-4-1-5
b.
3-2-1-4-5
c.
3-2-4-5-1
d.
3-2-4-1-5
e.
3-4-2-1-5
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
c
Explicação:
respondido por:
25
Resposta:
D. 3 -2-4-1-5
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás