Pessoal vocês podem me ajudar com algumas perguntas sobre os Griôs no Brasil atualmente? OBS: Precisam ser completas!!!
*Quais são as ações praticadas pelos griôs brasileiros?
*Quais são os instrumentos musicais utilizados por eles?
*O que os griôs contam em suas histórias?
*Qual é a importância dos griôs para a história do Brasil?
Por Favor! Agradeço desde já!!! <3
Respostas
Resposta:
a) palavra griô tem origem na tradição oral africana, utilizada para designar mestres portadores de saberes e fazeres da cultura, esses transmitidos oralmente. Segundo a griô Adwoa Badoe, entre os povos do oeste da África, os griôs são aqueles que há séculos preservam e transmitem as histórias – principalmente as que se referem aos grandes líderes e à formação dos reinos, mas também às pessoas comuns. Tradicionalmente, os griôs contavam a história de seu povo na forma de poemas ou canções. Com o passar do tempo e com as mudanças que se processaram nas sociedades africanas, as maneiras de contar as histórias e mesmo alguns de seus episódios foram sendo alterados, de maneira a adaptar as narrativas tradicionais ao mundo contemporâneo.
A palavra griô ao ser incorporada à cultura brasileira teve seu sentido ampliado, sendo agregadas ao oficio do griô outras ações, como cantoria, dramaturgia, danças, além da contação de histórias; mas sem perder a sua referencialidade, quanto à valorização de transmissão de saberes por meio da tradição oral.
b) AFOXE., AGOGO , BERIMBAU, CAXIXI, CUICA, KORA, RECO-RECO, TAMBORES.
c) Para a literatura africana o dono das histórias, o primeiro griô, teria sido Kwaku Ananse, o Homem Aranha. Pois, ele foi o único que conseguiu trazer para a Terra as histórias. Ananse o responsável pela divulgação de contos populares e mitos africanos por toda a África, Europa, Ásia e Américas.
d) A importância de Griôs na socialização de saberes e de fazeres da cultura. ... Segundo a griô Adwoa Badoe, entre os povos do oeste da África, os griôs são aqueles que há séculos preservam e transmitem as histórias – principalmente as que se referem aos grandes líderes e à formação dos reinos, mas também às pessoas comuns.