de que forma ao criticar o estado absolutista,os iluministas contribuiram para o avanço da construçao do conceito da cidadania
Respostas
Resposta: Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão. O absolutismo não da abertura nenhuma de participação política, quem governa é um rei ou um grupo absoluto e só ele. Com a critica ao absolutismo houve abertura ao conceito da cidadania pois as pessoas puderam assim, participar da sociedade principalmente na política.
Pois no estado absolutista o conceito de cidadania não existe, não há uma constituição que o rei deve seguir, ele apenas faz o que quiser. Se uma pessoa tem todo o poder, outras vão ter muito pouco, ou nenhum. Com o iluminismo as pessoas passaram a se enxergar como importantes também, a poderem ser livres e buscar a felicidade própria como indivíduo. E foi também nessa época que mais pessoas tiveram acesso a política, a terem sua voz ouvida!