Respostas
Isso vai alem da letra, já é algo do sentimento. Para que nos sintamos tristes, é preciso vivermos experiências dolorosas, frustrantes, infelizes, estressantes, mas algo passageiro. Já para nos sentirmos deprimidos, não é necessário passar por algum fato dramático, lamentável ou doloroso. A depressão é resultado da interação entre vários fatores: genética, mudanças neurobiológicas e causas ambientais. Pode perceber até mesmo pelas letras. Musicas depressivas são mais pesadas, sempre falando de inseguranças, medos e morte.
1. Definição
Tristeza: é um sentimento.
Depressão: é uma doença.
2. Intensidade
Tristeza: assim como a dor, a raiva e o medo, cada um sente de um jeito.
Depressão: usando a própria experiência com a tristeza como parâmetro, a pessoa percebe que é muito mais intenso. Pensamentos recorrentes: "isso me derrubou, eu não sou assim", "achava que era frescura", "não consigo pensar ou decidir" e "só penso em coisas ruins".
3. Motivos
Tristeza: a relação com o evento que a desencadeia é clara. A origem pode ter sido um rompimento amoroso, uma briga com um amigo, uma chateação no trabalho, saudade de uma fase mais feliz... Em alguns dias, simplesmente acordamos com o pé esquerdo. Porém, sempre é possível se recompor, pensar ou fazer outra coisa e espantar a tristeza.
Depressão: pode haver um fator desencadeante, mas muitas vezes não há. Pelo menos, não claramente. A depressão pode aparecer mesmo que a vida da pessoa esteja sem problemas relevantes. Isso não quer dizer que não haja, de fato, razões para estar deprimido. O que pode ou não se perceber é o tal "gatilho".
ou seja : a tristeza das músicas sempre te leva ao lado negativo...
E a depressão te leva a pensar que vc não é nada na vida...