• Matéria: ENEM
  • Autor: rosenicecampos
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto abaixo e explique com suas palavras o seu entendimento.

Historicamente, acreditava.-se que o metabolismo aeróbio de uma molécula de glicose resultava na produção de 38 ATP. Entretanto, evidências mais recentes indicam que esse número superestima a produção total de ATP e que, na verdade, apenas 32 moléculas de ATP chegam ao citoplasma. A explicação para essa conclusão está no fato de as novas evidências indicarem que a,energia fornecida por NADH e FADH é necessária não só para a produção de ATP como também para o transporte de ATP através da membrana mitocondrial. Esse gasto energético extra do metabolismo de ATP diminui as estimativas do rendimento total de ATP a partir da glicose. Os detalhes específicos desse processo são explicados a seguir.

Durante muitos anos, acreditou-se que uma molécula de ATP era produzida para cada três moléculas de H+ produzidas, e esse ATP poderia ser usado para obtenção de energia celular. Embora seja verdade que cerca de três H+ devem passar pelos canais de H+ (i. e., unidades respiratórias) para produzir um ATP, está comprovado que outro H+ adicional é requerido para fazer a molécula de ATP atravessar a membrana mitocondrial e entrar no citoplasma. O ATP e o H+ são transportados para dentro do citoplasma em troca de ADP e PI, que são transportados para dentro da mitocôndria, para ressíntese de ATP. Dessa forma, enquanto o rendimento teórico de ATP a partir da glicose é igual a 38 moléculas de ATP, o rendimento real de ATP, considerando-se o gasto energético de transporte, é de apenas 32 moléculas por molécula de glicose.


Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

Sabe-se que o processo de formação de ATP inicia-se com a quebra de glicose (glicólise), gerando a molécula de piruvato e alguns elétrons, os quais serão transportados pelo NADH e FADH2.

A partir daí, o piruvato será direcionado para o Ciclo de Krebs, onde sofrerá uma série de descarboxilações, gerando CO2 (o qual será eliminado pela expiração), assim como mais elétrons, que serão novamente resgatados pelo NADH e FADH2, os quais levarão para a cadeia transportadora de elétrons.

Nesta cadeia, será criada uma energia potencial por conta dos elétrons, que serão capazes de movimentar a bomba de ATP-sintase, formando as moléculas de ATP.

Perguntas similares