Um dos principais problemas da Leishmaniose Visceral é a possibilidade da transmissão para seres humanos e caninos do agente etiológico dessa enfermidade através do inseto vetor, tornando um importante problema de saúde pública. A transmissão se dá no momento do repasto sanguíneo pelo inseto que: Escolha uma: a. Elimina nas fezes a forma amastigota do parasita que penetra na pele do hospedeiro vertebrado. b. Regurgita a forma promastigota do parasita penetrando na pele do hospedeiro vertebrado. c. Regurgita a forma tripomastigota do parasita penetrando na pele do hospedeiro vertebrado. d. Elimina nas fezes a forma promastigota do parasita que penetra na pele do hospedeiro vertebrado. e. Regurgita a forma amastigota do parasita penetrando na pele do hospedeiro vertebrado.
Respostas
A alternativa correta corresponde a letra A, onde o parasita vai na forma promastigota para o indivíduo, ele é passado por via hematogena, dentro do animal o parasita assume a forma amastigota.
É uma doença de impacto na saúde pública, visto que uma vez contaminado o individuo não tem mais cura parasitológica, ou seja, o parasita fica nele para vida toda. Na maioria dos casos de cães diagnosticados com a doença, esses são submetidos a eutanásia pelos riscos que o proprietário tem ao tratar.
Resposta:
b) Regurgita a forma promastigota do parasita penetrando na pele do hospedeiro vertebrado. Corrigido pelo AVA
Explicação:
Um dos principais problemas da Leishmaniose Visceral é a possibilidade da transmissão para seres humanos e caninos do agente etiológico dessa enfermidade através do inseto vetor, tornando um importante problema de saúde pública. A transmissão se dá no momento do repasto sanguíneo pelo inseto que:
Regurgita a forma promastigota do parasita penetrando na pele do hospedeiro vertebrado. Correto