• Matéria: Biologia
  • Autor: joanraujo
  • Perguntado 7 anos atrás

Quando um indivíduo passa muito tempo em jejum o organismo precisa ativar processos catabólicos que assegurem o aporte de glicose e manutenção da homeostasia. Essa resposta é um exemplo típico de retroalimentação negativa em indivíduos saudáveis. Sobre a coordenação do estímulo e resposta apresentado no caso citado anteriormente no texto, pode-se afirmar que os níveis plasmáticos de glicose em jejum são percebidos e mantidos por meio da ação de:

a)Glicorreceptores captam a variação na quantidade de glicose sanguínea e estimulam a liberação do hormônio pancreático glucagon e insulina simultaneamente.
b)Glicorreceptores captam a variação na quantidade de glicose sanguínea e estimulam a liberação do hormônio glucagon
c)Quimiorreceptores captam a variação na quantidade de glicose sanguínea e estimula a liberação de adrenalina e noradrenalina.
d)Glicorreceptores captam a variação na quantidade de glicose sanguínea e estimulam a liberação de serotonina.
e)Glicorreceptores captam a variação na quantidade de glicose sanguínea e estimulam a liberação de ocitocina

Respostas

respondido por: Danas
3

A alternativa A) é a correta.

O pâncreas é um órgão muito importante, ele possui duas funções básicas, uma exócrina, que é a secreção das enzimas digestivas, as lipases, proteases e as amilases. E a função endócrina, que é a liberação de insulina e glucagon.

A insulina é uma enzima que permite que a glicose entre mais facilmente nas células, e o glucagon faz o inverso, fazendo com que as moléculas de glicose se juntem e formem o glicogênio, também armazena o glicogênio no fígado e nos músculos.

respondido por: ginamendes222
3

Resposta:

LETRA B.

Explicação:

Glicorreceptores captam a variação na quantidade de glicose sanguínea e estimulam a liberação do hormônio glucagon.

Perguntas similares