• Matéria: Matemática
  • Autor: johnzeppelin17
  • Perguntado 7 anos atrás

Olá, quero saber como achar a única solução para a função f(x)=(x^3)+x-1 pelo TVI. Sei achar o intervalo onde essa solução esta(que é no intervalo [0,1]) mas não sei como fazer pra achar de fato a única solução real pra função e como mostrar que ela é realmente a única solução real!
OBS: responda e explique pelo TVI.

Respostas

respondido por: PauloLuis
1

f(x) = x³ + x - 1

O único jeito de achar a raiz nesse caso é usando métodos iterativos, o método de newton seria o melhor pra isso e acaba sendo praticamente impossível demonstrar isso aqui, porém após algumas iterações x se aproxima a 0,68233 com um erro na ordem de 1e-10 então pode ser tomado como uma boa solução

Pelo TVI nós temos que se f(a) > 0 e f(b) < 0 temos uma raiz no intervalo, como você mesmo disse,

f(0) = -1

f(1) = 1

Portanto com certeza teremos uma raiz no intervalo [0, 1]

Entretanto o TVI não nos dará a raiz exata.


johnzeppelin17: Expressei errado a questão, não quero o valor que faça a função zerar, quero mostrar que a equação possui apenas uma solução real pelo TVI.
PauloLuis: É impossível, o TVI demonstra que há sempre um valor intermediário entre um f(a) e um f(b) que se iguala a um valor c entre eles, no nosso caso nós temos um valor acima e um abaixo do eixo x, então ele evidentemente mostrará que possui um valor c para x no qual y é 0, porém podem existir mais de 1 c e não há como ter evidência, só montando o gráfico
johnzeppelin17: Achei uma dica no exercício que diz que depois que se encontrar o intervalo pelo T.V.I, fazer a primeira derivada da função e observar que ela é sempre positiva, fiz isso e comprovei que para o intervalo [0,1] a primeira derivada é sempre positiva. Dá pra fazer alguma suposição sobre a equação ter apenas uma solução real nesse intervalo através desse "teste de derivada"?
Perguntas similares