• Matéria: Biologia
  • Autor: KeithFlick
  • Perguntado 7 anos atrás

O cacto possui parênquimas clorofilianos e aquíferos, pois como não possuem folhas realizam fotossíntese pelo caule que ao mesmo tempo armazenam água para sobrevivência da planta. Essa sentença é verdadeira ?

Respostas

respondido por: lenefran31
3

Resposta:

sim é verdadeira.

Explicação:

Parênquima é o conjunto de células que são responsáveis pela função de um determinado órgão. É formado por células vivas e parede celular primária delgada.Podemos encontrá-lo tanto no tecido animal como no vegetal, sendo mais presente no tecido vegetal.

O parênquima vegetal desempenha varias funções e dependendo de sua função pode ser classificado em:

Os parênquimas de preenchimento ocupam espaços entre outros tecidos, formam boa parte da medula e do córtex dos caules e das raízes.

Os parênquimas clorofilados contém bastante cloroplastos e são responsáveis pela fotossíntese e em alguns outros órgãos verdes que são também chamados de clorênquimas.

Os parênquimas de reserva que são tecidos que predominam em certos órgãos, tuberosos (caules, raízes, frutos) e nas sementes.

O parênquima aqüífero tem a função de armazenar água para reserva. Ocorre principalmente em plantas que vivem em ambientes secos (Cactos).

Parênquima aerífero ou aerênquima é tecido de reserva de ar. Ocorrendo principalmente em plantas aquáticas, auxiliando na flutuação e algumas vezes na respiração.São comuns em órgãos que garantem a fácil difusão de gases e em órgãos flutuantes, como é o caso das raízes respiratórias e dos pecíolos das folhas do copo-de-leite.

Parênquima amilífero tem a função armazenar, proteínas, óleos, sacarose, inulina e amido.


KeithFlick: Obrigado meu compatriota
lenefran31: De nada ,espero ter lhe ajudado :)
Perguntas similares