Respostas
A composição química da água sanitária (lixívia ou barrela) é basicamente uma solução aquosa de hipoclorito de sódio (NaClO), cuja fórmula está representada a seguir:
Fórmula do hipoclorito de sódio
Em condições ambientes, o hipoclorito é um sólido branco na forma de pó. Nessa forma, muitas vezes o hipoclorito de sódio é chamado simplesmente de “cloro”, “cloro ativo” ou “cloro líquido”, porém, essas terminologias estão erradas, pois sua composição não é Cl2.
Na realidade, a solução de hipoclorito de sódio que forma a água sanitária é obtida borbulhando-se o cloro (Cl2) em uma solução de hidróxido de sódio (NaOH – soda cáustica), ocorrendo a seguinte reação:
2 NaOH + Cl2 → NaCl + NaClO + H2O
O hipoclorito de sódio pode ser obtido também por meio da eletrólise aquosa do cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha). Visto que esse sal sofre dissociação iônica em meio aquoso, haverá no meio os seguintes íons: Na+ e Cl-, vindos do sal, e OH- e H+, da água.
Entre esses íons, os menos reativos são o H+ e o Cl-, portanto, são eles que descarregam no cátodo e no ânodo, respectivamente.
Tudo que conhecemos no universo possui substâncias químicas, já que tudo é constituído por átomos e elementos. O nome químico da água sanitária é hipoclorito de sódio.
Sobre o hipoclorito de sódio
É uma substância utilizada amplamente na limpeza doméstica. Além de ser utilizada para desinfectar superfícies, é utilizada pra clarear manchas de roupas brancas, descolorir tecidos coloridos e pode ser diluída para a lavagem de vegetais antes do consumo e para a eliminação de micro-organismos na água a ser bebida.
O hipoclorito participa de alguns fenômenos químicos por reagir com diversos produtos no cotidiano, alterando a composição dos mesmos.
Aprenda mais sobre limpeza química em: https://brainly.com.br/tarefa/23517006
#SPJ2