Na disputa por fatias do mercado, a eficiência e a eficácia de uma empresa contam muito na hora de gerar uma vantagem competitiva sustentável e inovadora. Nessa briga, dois modelos de produção reconhecidos trazem bem as suas características orientais e ocidentais: Just in Case e Just in time . Eles surgem inicialmente da necessidade da produção em série para atender a toda a demanda; porém, dadas as condições e fatores das empresas do Ocidente e do Oriente, tomam sentidos opostos na conduta de produção.
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
( ) A produção Just in Case trabalha com a antecipação da produção.
( ) O modelo Just in Time faz a opção por trabalhar a demanda puxada.
( ) A estratégia de Just in Time ficou muito mais conhecida por gerar melhores resultados.
( ) A estratégia que gera muito mais lucro é a Just in Case,
quando se ganha escala na produção em detrimento da qualidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
F, V, V, V.
V, F, F, F.
V, V, F, V.
V, F, V, V.
F, V, F, F.
Respostas
V, V, F, V.
A estratégia Just in Case trabalha com uma produção contínua, com o objetivo de manter o estoque sempre em alta, para que não surjam imprevistos, pedidos supresas, de forma a atender as demandas de forma mais rápida, o que aumenta e muito o lucro.
Já a estratégia Just In Time, mais conservador, trabalha sob demanda forçada, e gera um lucro menor, apresentando portanto, piores resultados em comparação.
Resposta:
Resposta Correta:
Correta V, V, F, V.
Explicação:
Feedback da resposta: A resposta está correta! A estratégia Just in Case se baseia em trabalhar a produção empurrada, ou seja, primeiro produz e depois empurra as vendas. A estratégia Just in Time (demanda puxada), por sua vez, não é a geradora de maior resultado, e sim de produtos com melhor qualidade que, consequentemente, podem gerar até mais resultado