• Matéria: História
  • Autor: ssinnarasilva24
  • Perguntado 7 anos atrás

a era napoleônica foi dividida em 3 partes.Quais são elas ?
me ajudem por favor.

Respostas

respondido por: iliafe
2

Resposta: A fase do consulado, do império e do governo dos 100 dias.

respondido por: araragihayato
0

Resposta:

Consulado (1799-1804): Poder dividido entre três cônsules, sendo Napoleão o mais influente.

Império (1804-1815): Napoleão torna-se Imperador com a volta da monarquia. Conquista da europa até a derrota na Russia e seu exilamento.

Governo dos Cem Dias (1815): Retorno para França para um breve governo (100 dias) e então mandado de volta para o exílio onde é encontrado morto.

Explicação:

De forma mais detalhada e colocando os acontecimentos mais importantes em destaque:

Consulado

Basicamente três pessoas detinham o poder: os cônsules Roger Ducos, Emmanuel Sieyès e o próprio Napoleão. Sendo o último eleito primeiro-cônsul da república e detinha mais influência que os outros dois.

Foi instaurado após a queda do Diretório da Revolução, foi um governo com características republicanas. Centralizado e dominado pelos militares.

Império

Em 1803 a França vendeu seus territórios na América para os, recém-fundados, Estados Unidos. O dinheiro em grande parte é usado na fortificação do exército.

Em 1804 tem um plebiscito onde o regime monárquico é restaurado com 60% de aprovação e Napoleão indicado para ocupar o trono.

Neste período, Napoleão realizou uma série de batalhas para a conquista de novos territórios para a França. O exército francês aumentou o número de armas e de combatentes, e tornou-se o mais poderoso de toda a Europa.

A Rússia desrespeita o Bloqueio Continental imposto por Napoleão, então, ele a invade com seu grande exército mas a invasão falha, a Rússia usa uma tática de guerra chamada terra queimada, que consistia em destruir cidades inteiras para criar um campo de batalha favorável aos defensores. Aliada com o inverno rigoroso, a Rússia consegue vencer o exército napoleônico.

Tem início então a luta da coligação europeia contra a França na Batalha das Nações que acabou com a derrota de Napoleão. Com a capitulação de Paris, o imperador é obrigado a abdicar.

Governo dos Cem Dias

Napoleão é exilado na Ilha de Elba, mas com direito a uma pensão de 2 000 francos e pode levar uma escolta com 400 militares. Além disso, o seu título de imperador é mantido. Quando chega na ilha, em 4 de maio de 1814, ele acaba por passar dificuldades lá, pois a sua pensão não é paga. Separado da esposa e do filho e sabendo de rumores de que ele iria ser banido para uma ilha remota no meio do oceano Atlântico, Napoleão escapa de Elba. Ele chega na França dois dias depois. O 5º Regimento foi enviado para interceptá-lo. Napoleão encarou toda a tropa sozinho, desmontou de seu cavalo e, quando encontrou-se sob a linha de fogo, gritou, "Aqui estou eu! Matem seu imperador, se assim o quiserem!" Os soldados responderam com "Vive L'Empereur! (Viva o Imperador!)" e marcharam com Napoleão até Paris, de onde Luís XVIII fugiu. Assim, Napoleão reconquista o poder.

Napoleão então tenta fazer uma constituição baseada no liberalismo, contrariando as expectativas dos republicanos, que queriam a volta da revolução e a perseguição aos nobres.

A Europa coligada retoma sua luta, Napoleão é derrotado na Bélgica por uma coligação anglo-prussiana na Batalha de Waterloo e abdica pela segunda vez, pondo fim ao império napoleônico.

Perguntas similares