Importância das bactérias na indústria farmacêutica (insulina, antibióticos) alimentícia (iogurte) e no botox
Respostas
Bactérias também podem ser empregadas na produção de drogas terapêuticas, como antibióticos (Tirotricina, Bacitracina, Rifamicina, Neomicina, dentre outros), vitaminas, hormônio de crescimento e insulina; e na fabricação de determinadas enzimas e de alcoóis, como o metanol e etanol.
Principalmente devido aos impactos causados pelas atividades humanas, estes procariontes vêm sendo, também, bastante considerados no que se diz respeito à qualidade ambiental.
Na agricultura, por exemplo, está sendo comum a substituição de herbicidas por espécies que exercem papel de controladores biológicos, como a Bacillus thuringiensis, cujos cristais proteicos que libera são capazes de controlar populações de larvas, lagartas, brocas, moscas, mosquitos e cascudos. Alguns exemplares, ainda, são capazes de atuar em processos de degradação não só de resíduos orgânicos, mas também de herbicidas, pesticidas, óleo, PCB, DDT, plásticos, detergentes, mercúrio, nitritos, selênio, arsênico e urânio: grandes poluidores ambientais.