Respostas
Resposta:
Sim. Vamos as dicas:
1
Fique atento à tontura. Você provavelmente sentirá uma tontura, leve ou forte, imediatamente antes do desmaio. Trata-se de um sinal forte de que o seu sistema circulatório não está funcionando normalmente. Assim que sentir a tontura, pare o que estiver fazendo e sente-se ou deite-se.[2]
2
Observe as mudanças na visão e na audição. Nos minutos que antecedem o desmaio, é bem provável que os seus sentidos sejam prejudicados. Você pode sofrer com a visão em túnel, a sensação na qual parece que a sua vista está se fechando e perdendo o foco, e ver apenas borrões ou manchas. Além disso, você provavelmente ouvirá um zumbido direto no ouvido.[3]
Outros sintomas incluem: entorpecimento da face e dos membros, sensação intensa de ansiedade, dor de estômago ou náusea repentina, palidez e suor frio.
3
Sente-se ou deite-se imediatamente. Ao sentir qualquer sintoma associado aos desmaios, o ideal é abaixar-se o mais rápido possível. Os desmaios são muito perigosos, principalmente por conta da queda associada à perda da consciência. O melhor é deitar de costas ou de lado, mas se não for possível, sente-se.[4]
Ao deitar, você coloca a cabeça no nível do coração e promove a normalização da circulação para o cérebro. Se você estiver grávida, deite apoiada no lado esquerdo para não forçar tanto o coração.[5]
Se estiver em um local cheio e movimentado, vai ser difícil deitar. Nesses casos, sente-se e coloque a cabeça no meio das pernas para promover a circulação do sangue na direção da cabeça.[6]
4
Arrume um pouco de espaço. Se estiver em um local movimentado, apoie-se em uma parede e segure-se. Se necessário, sente apoiado na parede. Ficar próximo de uma parede evitará que os outros tropecem ou pisem em você. Saia de perto da multidão para reduzir a sua temperatura e facilitar a respiração.
5
Tente cair na direção de uma parede. Se for muito tarde para deitar de modo controlado, você deve tentar pelo menos direcionar a queda. Conforme começa a perder a consciência, esforce-se para inclinar o corpo na direção de uma parede, se houver uma próxima. Assim, você deslizará pela parede, em vez de cair livremente.
Você também pode tentar dobrar os joelhos para se aproximar do chão e suavizar a queda.
6
Tome muito cuidado nas escadas. Se estiver em uma escada quando os sintomas surgirem, tente se aproximar do corrimão de fora, aquele conectado à parede. Sente-se em um degrau ou, se estiver próximo do fim da escada, termine de descer para sentar no chão.
Caso ache que vai desmaiar antes de poder sentar, esforce-se ao máximo para agarrar o corrimão com firmeza. Assim, você pode direcionar a queda mesmo que de modo inconsciente. No pior dos casos, apoiar o corpo sobre o corrimão da parede diminuirá a queda e a transformará em uma descida controlada.
7
Peça ajuda para alguém que estiver por perto. Se sua voz não estiver funcionando, chacoalhe as mãos no ar e movimente a boca dizendo "Ajuda". Tome cuidado ao caminhar na direção de alguém para pedir ajuda, pois você pode cair no meio do caminho.
Se alguém estiver por perto na hora dos sintomas, diga algo como "Ajuda! Vou desmaiar!" ou "Pode me ajudar? Acho que vou desmaiar!". Não tenha vergonha de abordar estranhos que possam ajudá-lo.
Se tiver sorte de conseguir ajuda, a outra pessoa deve começar colocando-o no chão, caso você ainda não esteja sentado. Se cair e se machucar, a pessoa deve aplicar pressão no possível sangramento e chamar uma ambulância.
A pessoa também deve remover qualquer peça de roupa sua que esteja prejudicando a circulação de sangue na cabeça, como uma gravata. As suas vias aéreas devem ficar desobstruídas e, caso você comece a vomitar, a pessoa deve virá-lo de lado. É importante também que ela cheque a sua respiração, mesmo que você esteja inconsciente.