Em uma empresa, os controles administrativos são praticados pelas áreas funcionais da empresa: produção, marketing, finanças, recursos humanos, entre outros. São controles que produzem informações especializadas e possibilitam a tomada de decisões em cada área da organização. FERRARI, Gabriela (2010). Disponível em: . Acesso em 23 Abr. 2019. Considerando que se estudou sobre o processo de liderança e a sua relação com a administração de conflitos e relacionamentos, analise as asserções abaixo. I. O controle se apresenta como uma ferramenta de suporte ao monitoramento do progresso, possibilitando ajustes de erros durante os processos administrativos, colaborando ainda, para a gestão do trabalho em equipe nas organizações.
Respostas
Alternativa 3.
I) CERTO. Na verdade, o controle contribui para a manutenção da qualidade dos processos e produtos. Isso acontece porque os gestores precisam verificar se o resultado está saindo de acordo com o planejamento da empresa.
Como exemplo de controle, podemos citar: Controle de Qualidade do Produto.
Desta forma, podemos considerar que o grande objetivo do controle está na satisfação (com o produto, marca) do consumidor final.
II) ERRADO. Porque é incorreto afirmar que o controle é uma ferramenta de uso exclusivo dos gestores. Na verdade, o controle pode ser usado para verificar a execução dos processos internos e a qualidade dos produtos finalizados (na verificação das características trabalhadas).
Segue o restante da questão.
(...)
O controle se apresenta como uma ferramenta de suporte ao monitoramento do progresso, possibilitando ajustes de erros durante os processos administrativos, colaborando ainda, para a gestão do trabalho em equipe nas organizações.
PORQUE
II. O controle é uma ferramenta de uso exclusivo dos gestores financeiros nas organizações, devido a maior importância desta área na execução dos processos administrativos, já que ao exercer controle sobre a questão financeira, exime a organização de outros problemas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Até a próxima!