O segundo século XIX se apresenta assim sob o signo de uma modernidade comprometida. Nela, o indivíduo cede lugar à multidão. O termo em si é sugestivo, pois caracteriza o debate de toda uma época. Ele significa, primeiro, produção em massa. A Revolução Industrial redefine as relações produtivas, a fábrica torna-se o centro das atividades de uma sociedade que rompe com os laços tradicionais”.
Com a urbanização surge o conceito de multidão. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História, economia, política e cultura no século XIX sobre multidão, leia as seguintes afirmativas e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) O conceito de multidão foi comparado a fenômenos espirituais pela população mais pobre.
II. ( ) O homem moderno passa a ser visto a partir do coletivo, desprovido de identidade individual.
III. ( ) Com o desenrolar do século XIX, a ideia de multidão se confunde com a ideia de barbárie.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V – F – V
B F – F – V
C F – V – F
D F – V – V
E V – V – F
Respostas
respondido por:
1
I é verdadeira, uma vez que as multidões são comuns, por exemplo, nas histórias de Cristo e os movimentos messiânicos eram, em geral, movimentos de multidões.
II é falsa. Ao contrário, o homem moderno passa a ser cada vez mais visto como indivíduo e cada vez menos como parte de um coletivo, o que ajuda a compreender a experiência moderna.
III é verdadeira. As multidões, desprovidas da individualidade, se comportariam de maneira desarticulada e incivilizada, devendo ser temidas - o que ressalta o aspecto burguês, anti-proletário- do período.
É correta a alternativa A.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás