Para VASCONCELLOS e GARCIA, “Se o total da arrecadação superar o total dos gastos públicos nas várias esferas de governo, tem-se um superávit das contas públicas, caso contrário, tem-se um déficit (também chamado de necessidades de financiamento do setor público). Excluindo-se os juros da dívida pública, interna e externa, tem-se o conceito de superávit ou déficit primário ou fiscal. Quando são incluídos os juros nominais sobre a dívida, tem-se o conceito de superávit ou déficit total ou nominal. Se forem considerados apenas os juros reais (excluindo a taxa de inflação e a variação cambial), tem-se o conceito de superávit ou déficit operacional. Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 151.
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É observável que há uma relação entre o crescimento do PIB e os resultados primários considerando a análise dos gráficos acima sobretudo a partir do ano de 2014.
PORQUE
II. Há uma relação clara entre déficit público e crescimento econômico, ou seja, em situação deficitárias, é observável que o país tende a crescer menos, ou mesmo em taxas negativas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Respostas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
O PIB está diretamente relacionado aos resultados durante o ano, inclusive os primários.
Há uma clara relação entre déficit público e crescimento Econômico, pois nessas épocas há maior controle estatal na economia para tentar crescer novamente, o que causa diminuição na renda de todo o Brasil.
A intervenção estatal sempre causa um crescimento pequeno ou negativo.
Espero ter ajudado!
Resposta Correta: As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação: Estudos recentes feitos pelo MIT (Michigan Institute of Technology) indicam que não há uma relação clara ou um consenso na relação entre o déficit público superior a 90% do PIB e o crescimento econômico. De fato, nos gráficos se verifica que desde 2017 o país vem crescendo timidamente, apesar de estar deficitário.