Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Há dois tipos de fluxos internacionais de capital. Tanto os fluxos de investimentos produtivos quanto os fluxos de investimentos financeiros são importantes, pois trazem vantagens e desvantagens aos países. Por isso, saber como usar os recursos externos é fundamental para fomentar o crescimento dos países”.
Fonte: FERREIRA, PAULO, VAGNER. Análise de Cenários econômicos. Curitiba: InterSaberes, 2015, (Série Gestão Financeira) (livro eletrônico), (Capítulo 4).
Vimos no livro “Análise de Cenários Econômicos” que existem três formas de rentabilizar o capital, entendido como a sobra de recursos de pessoas e empresas. Com base nessa informação e na contextualização acima, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta.
I. Doar matéria prima e tecnologia aos países pobres. Isso implica na obtenção de poder político e influência internacional.
II. Comprar algo por um preço e em algum momento depois vendê-lo por um preço maior, apurando um ganho de capital.
III. Emprestar esse capital a outras pessoas, empresas ou governos que dele precisem. No futuro, o tomador do empréstimo devolve ao dono do capital o total emprestado acrescido de juros.
IV. Investir em capacidade produtiva para gerar um produto ou serviço que será vendido ao mercado; com a receita das vendas, cobrem-se os custos e apura-se o lucro, o qual faz o patrimônio dos empresários crescer.
Respostas
respondido por:
1
II, III e IV estão corretas.
Para a manutenção dos fluxos internacionais de capitais, é preciso que os gestores dos países mantenham suas bases de lucros sempre ativas, seja por meio de empréstimos a países vizinhos, revenda de produtos a maiores preços ou no investimento de capacidades produtivas em serviços ou produtos.
Desta forma, o saldo devedor dos países estarão sempre positivos, e permitirão que investimentos sejam feitos na área de educação, pesquisa e tecnologia, essenciais para o crescimento de qualquer nação.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás