• Matéria: Português
  • Autor: carlaaranega
  • Perguntado 7 anos atrás

Ferrarezi e Basso (2013, p. 13) explicam que o "estudo do significado, em sua dimensão mais ampla (semiótica) e sua dimensão linguística (semântica) é, Talvez, uma das mais antigas buscas de espírito humano". Entretanto definir os sentidos/significado é uma tarefa complexa até hoje haja visto as diferentes perspectivas teóricas que se desenvolveram ao longo do tempo. Considerando os diferentes modelos semânticos estudados e a heterogênea idade constitutiva do sentido significado enquanto objeto de estudo, análise o título da obra de ferrarezi e Basso - semântica, semânticas uma introdução (capa do livro ao lado) e explique porque não é possível tratar semântica como único campo do Saber "geral" em que todos os fenômenos relacionados aos sentidos/significados são estudados.

Respostas

respondido por: brendaisis
2

A semântica não pode de forma alguma ser tratada como geral, apresentando uma ideia de apresentação universal, em decorrência da importante característica inerente à semântica: Interpretação.

É por intermédio dos processos de interpretação que os sentidos linguísticos podem ser estabelecidos, como processo inerente ao estudo das línguas naturais. Logo, a expressão dos seres humanos estudada pela semântica não pode ser vista como universal por ser dependente de fatores sociais e culturais.

Perguntas similares