Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “Na literatura, uma contribuição seminal pode ser encontrada em Schumpeter (1997), que entende a estrutura financeira e oferta de crédito como fundamental para alavancagem dos investimentos produtivos. A justificativa se encontra na necessidade das firmas nascentes em encontrar fontes externas de recursos para acelerar o ciclo produtivo e inovarem, levando a transformações estruturais e desenvolvimento econômico nas quais os bancos têm papel relevante no fornecimento de crédito. Entretanto, ao se fortalecerem, as grandes empresas criam departamentos de desenvolvimento tecnológico e inovação, financiando por recursos próprios uma parte do automatismo da atividade econômica. Fonte: SOUZA-SANTOS, Elson Rodrigo de; COSTA, Armando Dalla. As características da estrutura financeira brasileira e a trajetória de industrialização. Nova Economia., Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 243-264, Aug. 2014 Tendo como referência seus conhecimentos sobre a estrutura do mercado financeiro, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que descreve corretamente os motivos que favorecem a intermediação financeira. I. Superação de uma economia baseada na troca ou escambo. II. Permanência de uma economia baseada na troca ou escambo. III. Criação de bases institucionais para o funcionamento do mercado de intermediação financeira. IV. Existência de agentes econômicos deficitários e superavitários, dispostos a buscar segurança e rentabilidade para sua poupança e financiar seus investimentos.
Respostas
I. Superação de uma economia baseada na troca ou escambo. Verdadeira. A economia baseada na troca ou escambo não traz o desenvolvimento tão esperado para o mundo.
II. Permanência de uma economia baseada na troca ou escambo. Falsa. A troca ou escambo, vai contra o desenvolvimento da economia.
III. Criação de bases institucionais para o funcionamento do mercado de intermediação financeira. Verdadeira. Segundo o autor, o financiamento do mercado é importante para o desenvolvimento de uma economia mais forte.
IV. Existência de agentes econômicos deficitários e superavitários, dispostos a buscar segurança e rentabilidade para sua poupança e financiar seus investimentos. Falsa. Os agentes deficitários e superavitários atrapalham o desenvolvimento da economia, levando em consideração de que tomam grande parte do financiamento.
Resposta:
Tendo como referência seus conhecimentos sobre a estrutura do mercado financeiro, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que descreve corretamente os motivos que favorecem a intermediação financeira
Explicação:
A presença do sistema bancário deu origem à intermediação financeira,
ou seja, trocas de valores entre os indivíduos, principalmente entre os
detentores de reservas monetárias e os deficitários, isto é, aqueles sem
liquidez para consumo e investimento. Segundo Lopes e Rossetti (2005, p.
407), houve três importantes motivos que impulsionaram a intermediação
financeira:
1 Superação de uma economia baseada no escambo;
2 Criação de bases institucionais para o funcionamento do mercado de
intermediação financeira;
3 Existência de agentes econômicos (famílias, empresas) deficitários e
superavitários, dispostos a buscar segurança e rentabilidade para sua
poupança e financiar seus investimentos.
Em síntese, o terceiro fator é o mais importante, pois demonstra que os
intermediários financeiros, principalmente os bancos, só existem porque
encontram agentes que desejam gastar mais do que seus rendimentos,
concomitantemente com outros que possuem poupanças.
A RESPOSTA CORRETA É A ALTERNATIVA E POIS OS 3 ITENS ACIMAS ESTÃO CORRETOS I, III E IV