Respostas
Resposta
A Amazônia Azul - por que e como protegê-la?
Atualmente, um dos assuntos mais discutidos sobre o meio ambiente é a Amazônia Azul. Esta é formada pela soma da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e pela Plataforma Continental (PC). As duas áreas representam aproximadamente quatro e meio milhões de quilômetros quadrados de extensão total da costa brasileira.
Alguns segmentos da sociedade questionam por que protegê-la se o Brasil possui outros problemas mais emergenciais. Basta saberem que na Amazônia Azul encontra-se um grande potencial sustentável que garante alimentos e empregos para milhões de habitantes. Ela também nos fornece diversas riquezas, entre elas o petróleo, que contribui significativamente com as reservas do país.
Outro fator importante é o tráfego marítimo utilizado nas exportações e importações movimentando bilhões de reais anualmente, elevando as divisas do Estado. E por que não protegê-la? Cabe ao Brasil os meios necessários à vigilância e a proteção da ZEE que se inicia da costa até doze milhas e da PC de doze até duzentas milhas marítimas.
Enfim, a Amazônia Azul tem elevada importância no contexto nacional. E, se temos o intuito de proteger essa área e o que ela tem a oferecer, faz-se necessário um plano de segurança para a fronteira marítima, bem como a manutenção da respectiva estrutura necessária para fazer valer todos os direitos do nosso país no mar