Podemos afirmar que os estudos iniciais que procuravam compreender a formação social brasileira sofreram uma influência direta e decisiva:
Podemos afirmar que os estudos iniciais que procuravam compreender a formação social brasileira sofreram uma influência direta e decisiva:
a. Do pensamento positivista e, portanto, da perspectiva evolucionista social e cultural, daí a presença das teorias racistas

b. Do pensamento funcionalista, daí a forte presença das teorias que buscavam encontrar os lugares sociais dos diferentes componentes do que chamamos de “povo brasileiro”.

c. Do pensamento liberal e da antropologia cultural estadunidense, visto que os EUA determinavam largamente nossa organização política, econômica e social.

d. Do pensamento estruturalista e da antropologia francesa, visto que Claude Lévi-Strauss veio ao Brasil e fundou aqui uma escola antropológica específica.


Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

A é apenas parcialmente verdadeira. Em obras como Os Sertões, do final do Século XIX, e nas obras naturalistas que vieram antes delas podemos perceber uma forte tendência positivista na compreensão da sociedade brasileira. Tais obras, contudo, não eram um estudo antropológico, e sim uma compreensão superficial do fenômeno.

É correta a alternativa D. Lévi-Strauss e seus "discípulos" - dentre os quais podemos citar Freyre, o primeiro grande antropólogo brasileiro - começaram a desenvolver, propriamente, um pensamento antropológico no Brasil, tomando por base o estruturalismo como forma de explicação da realidade nacional.

respondido por: francianearaujo395
0

Resposta:

ALTERNATIVA D)

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO ✔✔✔

Perguntas similares