Sabendo que muitas vezes o discurso que promove o entendimento de que o crescimento econômico é o motor do desenvolvimento social desconsidera o lugar de subalternidade geopolítica dos países subdesenvolvidos ou emergentes, faça uma problematização a partir do texto.
Respostas
Na verdade, o crescimento econômico dos países subdesenvolvidos continua dependente da tecnologia produtiva (trazida pelas multinacionais) e do capital dos países de primeiro mundo. Isso é fato, não há como negar.
Na prática, os países menos desenvolvidos, como o nosso, precisam de tecnologia produtiva para a produção de bens de consumo e geração de empregos. Como consequência de um bom cenário econômico, um país subdesenvolvido pode ter elevação nos índices de desenvolvimento social.
Portanto, podemos considerar que, na atual realidade global, os países mais desenvolvidos possuem mais vantagens (como as econômicas e sociais) do que os países subdesenvolvidos.
Mantenha-se fiel aos seus objetivos!
Resposta:
a) Para que os países subdesenvolvidos tenham um crescimento econômico, acabam dependendo da tecnologia produtiva e do capital dos países classificados de primeiro mundo.
Já na prática, os países classificados menos desenvolvidos, como o Brasil, é necessário a produção de tecnologia produtiva para os bens de consumo e geração de empregos.
Em sequência de um cenário econômico em bom estado, um país classificado subdesenvolvido pode gerar elevação nos índices de desenvolvimento social.
Afinal, pôde-se considerar que na realidade atual global os países mais desenvolvidos tem mais vantagens do que os subdesenvolvidos.
Explicação: