• Matéria: Psicologia
  • Autor: biancasoaresaraujo
  • Perguntado 7 anos atrás

O novo código de ética do psicólogo (2005), é atravessado pela ética material de um filosófico clássico, aristoteles. Assinale a alternativa que melhor explique a importância da teoria aristotelica para a compreensão do código em nosso contexto nacional

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Você esqueceu as alternativas.

é a ética, enquanto filosofia moral, que colabora para um código sem criticismo, é também uma visão indefinida do comportamento humano. É essa ética filosófica que apela para uma reflexão e compreensão das singularidades.

B

o código de ética tem de ser amplo a uma visão, pois ele é a dimensão da ética do homem, ou seja, do profissional. Um código de ética só será válido se direcionar a ética exclusivamente para o profissional, separadamente da ética do homem.

C

de acordo com Aristóteles, ser ético é muito mais do que um problema de costumes, de normas práticas, supõe a boa conduta das ações, a felicidade pela ação feita e o prêmio ou a beatitude pela alegria da autoaprovação diante do bem feito.

D

o código de ética deve ser fruto de uma teorização sobre o bem e sobre o mal; não deve resultar de uma ação humana, de uma doutrina, de um sentido pleno de vida e de cultura. Contudo, não deve ser uma prisão, mas uma estrada assinalada para ajudar aos que querem ir devagar e aos que necessitam de pressa para chegar.

Agora podemos:

A alternativa C está correta.

Aristóteles teve grande importância na construção do pensamento filosófico. Para o filósofo, a Justa medida pode ser entendida como o desenvolvimento básico da virtude do ser humano que vai de encontro a razão.

Ela pode ser aplicada através de conceitos, sobre a igualdade da mulher por exemplo, que deve ser tratada de forma proporcional a suas igualdades, em todas as esferas, seja no campo cultural, social ou religioso.

Além disso a política serve como uma organização social para o equilíbrio do meio.

Perguntas similares