• Matéria: Sociologia
  • Autor: enzofillipi
  • Perguntado 7 anos atrás

1) Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a:

a- Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.

b- Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.

c- Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder.

d- Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.

e- Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.

Respostas

respondido por: josymonteirorocha
15

Resposta:

Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.

Explicação:

Perguntas similares