Segundo Antunes (2005) o movimento psiquiátrico do Recife se desenvolveu a partir das ideias de Ulisses Pernambuco que caminhou na contramão do pensamento psiquiátrico da época e contribuindo significativamente para a Educação. Aboliu os calabouços e as camisas de força. Criou o pavilhão de Observações, o Laboratório de análises e o pavilhão de hidroterapia. Pernambuco pode ser considerado como o pioneiro do movimento que mais tarde veio a ser chamado de Anti-Psiquiatria. A doença mental era concebida por ele como:
A situação existencial, resultante da dinâmica do processo psicológico, considerando o sujeito como agente desse processo e admitindo os fatores sociais como co-determinantes.
B situação emergencial, resultante dos problemas da época como falta de alimentação, de moradia e de educação.
C situação emergencial, resultante do movimento da classe medica que entendia que teriam que curar os pessoas portadoras de doenças mentais o que eles chamavam de eugenia.
D situação existencial, resultante do processo psicológico, considerando o sujeito como não capaz de cuidar de sua própria doença.
E situação existencial, resultante do processo em que o grupo social passava a ser responsável, pois os fatores sociais passaram a ser como co-determinantes da doença mental.
Respostas
respondido por:
0
D situação existencial, resultante do processo psicológico, considerando o sujeito como não capaz de cuidar de sua própria doença.
Pernambuco pode ser considerada como o local mais evidente de Anti-Psiquiatrismo, pelo fato de humanizar as doenças psiquiátricas, uma vez que as consideravam como situações existenciais, em que os próprios pacientes seriam incapazes de cuidar de si.
Por conta disso, iniciaram um processo de reinserção destes sujeitos na sociedade, através de criações de institutos apropriados, com especialistas na reabilitação destes individuos de forma humanizada.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás