A evolução da tecnologia e as constantes mudanças no ambiente de negócios, além de tornarem as empresas cada vez mais eficientes, têm-nas levado a estratégias de novos modelos de gestão administrativa e de produção, a fim de produzir cada vez mais com cada vez menos (recursos). Por conta disso, têm praticado downsizing, outsourcing , reengenharia etc. Essas técnicas ou modelos de gestão geram alterações significativas em seus processos produtivos, atendendo às necessidades de sustentação do negócio, com vistas a não perder espaço no mercado.
A partir do texto, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
I. Downsizing é o achatamento da pirâmide organizacional, podendo levar ou não a redução do quadro de funcionários; tem como focos a eficiência e, por consequência, os custos.
PORQUE
II. A função do achatamento é a redução dos níveis do organograma, revendo todos os fluxos de processos e automatizando ou modernizando a produção.
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
As proposições I e II são falsas.
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
A proposição I é falsa, e a proposição II é verdadeira.
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
Respostas
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Esse é um pensamento ligado a produção enxuta, onde há o minimo de gastos possíveis.
A manufatura enxuta que também é chamada de sistema Toyota de produção visa a gestão focada na redução de sete tipos de desperdício, sendo eles: a super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos, eliminado esses desperdícios, qualidade melhora e o tempo e o custo de produção diminuem.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Resposta Correta:
Correta As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Explicação:
Feedback da resposta: A resposta está correta! O processo de downsizing prevê a eliminação do excesso de burocracia, cortes de cargos, resultando ou não em demissões, levando a redução de custos, a processos de decisões mais rápidas e a aumento da eficiência.