• Matéria: História
  • Autor: jairouaua
  • Perguntado 7 anos atrás

“Após mais 20 de regime militar, o Brasil finalmente teve um presidente civil, eleito indiretamente pelo Colégio Eleitoral. Tancredo Neves, o presidente eleitoff, no entanto, faleceu antes de tomar posse e, em seu lugar, assumiu José Sarney, vice-presidente na chapa de Tancredo. Sarney, além dos desafios da democratização brasileira, teve de enfrentar um grave quadro crise econômica que vinha se arrastando no país desde os anos 1970.”

Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 155, CAPÍTULO 5, item 5.1.

Respostas

respondido por: rodrigocarlos1978
6

Resposta:

Letra A -VVVV

Explicação:

Todas as afirmações são verdadeiras: (i) os presidentes Sarney e Alfonsín iniciaram uma aproximação que culminaria com a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul); (ii) o relacionamento com os EUA, por sua vez, foi marcado por divergências e a crise da dívida externa brasileira pautou o relacionamento bilateral, uma vez que os EUA, além de virtuais controladores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, eram sede dos principais bancos credores; (iii) a indústria nacional de informática também gerou atrito entre Brasil e EUA. A reserva de mercado foi estabelecida em 1976 e a política nacional de informática foi definida por lei pelo Congresso Nacional, reservando o suprimento interno de computadores de pequeno porte a produtores de tecnologia nacionais. O confronte se agravou em 1986, com ameaças de Washington de retaliações comerciais; (iv) em junho de 1986, o Brasil reatou relações diplomáticas com Cuba. Com a União Soviética (URSS), estendeu suas relações, estabelecendo acordos de cooperação econômica e tecnológica.  

Fonte: SILVA, A. L. R.; RIDEGER, B. F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: Intersaberes, 2016, p.157-160, CAPÍTULO 5, item 5.1, adaptado.

Perguntas similares