Com base na leitura do livro Memórias de um sargento de Milícias, analise as afirmações que seguem:
I. Uso da linguagem denotativa.
II. No final do livro, a vida de Leonardo organiza-se, tudo se encaixa satisfatoriamente, mostrando-nos mais claramente a presença do Romantismo no texto.
III. Aparecem diversas explicações sobre a obra na própria obra, o que demonstra o uso da metalinguagem pelo autor.
IV. O foco narrativo é em terceira pessoa, com um narrador onisciente, que interfere no texto, faz observações e busca contato com o leitor (tentativa de diálogo). Existe dinamismo e ação em todo o decorrer da história.
V. Ao final da obra, o que impera é a ordem sobre a desordem, fechando-se o processo de carnavalização. Forma-se, no todo, um grande painel do Rio de Janeiro na época enfocada. A crítica social pode ser sentida no desen¬volvimento da trama.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, IV, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, V.
I, III, IV, V.
I, II, III, IV.
Respostas
respondido por:
5
A resposta correta é a de letra b) II, III, IV, V.
A primeira alternativa é a única incorreta, pois na verdade toda a linguagem da obra é feita de maneira conotativa, que também é conhecida por 'figurada'.
O livro foi criado de maneira a acabar com aquela ideia de personagens românticos, tanto que o protagonista pode ser considerado um anti-herói. Toda a história se passa na cidade do Rio de Janeiro e ainda mostra quando a Família Real junto com D. João VI vieram fugidos para cá, por causa dos conflitos com a França.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
respondido por:
0
Resposta:
II, III, IV e V
Explicação:
Corrigida no AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás