Aristóteles, que viveu entre os anos de 384-322 a.C., já afirmava que o homem é um animal político, o que remete à sua natureza social. Um século antes dessa afirmação, Heródoto, historiador grego, e Sófocles, um dos mais importantes escritores da tragédia, também já afirmavam que o homem sem a polis (cidade-Estado na Grécia antiga) teria um destino trágico, pois, embora seja um ser independente, sua existência só teria sentido com a convivência social. Fora do ambiente social, a existência do homem será sempre uma abstração, pois é dele que ele retira os meios de aprimoramento da vida coletiva, quer material, moral ou ético. Já dizia Aristóteles, em sua Ética a Nicômaco, que a ética nos ensina a viver, ela, para ser vivida, é práxis e não propriamente theoria ou póesis. Desse ensinamento se deduz que ética se instala em solo moral, uma vez que ela se depara com uma experiência histórico-social no terreno da moral. Daí a primeira definição: Ética ou filosofia da moral pode ser conceituada como a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito dos fundamentos da vida moral.
Considerando o texto e os conceitosde ética e moral como um problema filosófico, a seguir analise as afirmações:
I. Os princípios éticos como a verdade, a justiça e o amor são normas que visam a um objetivo final do comportamento humano. Ou seja, os valores éticos têm suas funções e finalidades em cada época e em diferentes culturas no decorrer da história da humanidade.
II. Do ponto de vista histórico, pode-se considerar o decálogo de Moisés como a primeira tentativa bem sucedida de delimitar a esfera da vida social.
III. Na filosofia grega, quem primeiro estabeleceu uma teoria racional da ética foi Platão, sendo também o primeiro a criticar a mitologia tradicional da época em Atenas – fato que o levou à condenação por ter corrompido a juventude.
É correto o que se afirma em:
Respostas
I e III estão corretas.
Antes do período apresentado na bíblia, estudos comprovaram que na Grécia os valores éticos já haviam sido dialogados.
Aristóteles define o conhecimento como parte da busca pela lógica.
Deste modo, essa perspectiva parte do pressuposto que todo indivíduo sempre coloca em prática aquilo que sabe, além de afirmar aquilo que não sabem, porém, sua evolução permite que ele aprenda aquilo que não sabe.
Para ser mais exato, Aristóteles cria essa reflexão para falar sobre o indivíduo sensato, que deve questionar e buscar conhecimento para viver com sabedoria, não sendo ignorante.
Resposta:
Alternativas corretas: I e II
Explicação:
Alternativa I - Verdadeiro, está na página 71.
Alternativa II - Verdadeiro, está na página 70.
Alternativa III é Falsa, foi Sócrates que estabeleceu a teoria da ética. Inclusive morreu por conta disso.