Respostas
Resposta:
Explicação:
Os organismos apresentam diversas características importantes que auxiliam a sua classificação. Uma dessas características é a forma como cada ser vivo consegue obter as biomoléculas necessárias para o funcionamento do seu corpo. De acordo com esse critério, os seres vivos podem ser considerados autotróficos (do grego autós = “de si mesmo” e trophos = “alimentador”) ou heterotróficos (do grego heteros = “outro” e trophos = “alimentador”).
Os organismos autotróficos, ou autótrofos, podem ser definidos como seres que são capazes de sintetizar seu próprio alimento, ou seja, são capazes de utilizar material inorgânico para sintetizar material orgânico. Entre os organismos que possuem nutrição autotrófica, podemos citar os vegetais, algas, cianobactérias e algumas espécies de bactérias e protistas.
A produção de matéria orgânica acontece por meio de dois processos, a fotossíntese e a quimiossíntese, sendo o primeiro o mais conhecido. Na fotossíntese, os organismos autotróficos utilizam energia luminosa para produzir energia química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Já na quimiossíntese, a energia é conseguida graças à oxidação de substâncias químicas.
Os organismos heterotróficos, ou heterótrofos, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado. Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas.